segunda-feira, 7 de junho de 2010

PROMETEM O CÉU E A TERRA


.
Tomar consciência de que os políticos nos prometem o céu e a terra para se catapultarem para as cadeiras do poder importa a todos que parecem ignorar a realidade sempre que votam naqueles em que acreditam por não se sabe bem que razão. Talvez por falta de consciência.

Os eleitores, como vitimas de narcóticos, caminham para as urnas de voto e depositam o seu comprovativo de falta de consciência, de consciência adormecida, despertando tardiamente ou nunca o fazendo. Muitos despertam interpoladamente de sono pesado sempre que constatam a realidade e olham para ela com revolta. Porque têm fome, não têm casa, estão sem emprego, passam por imensas privações para as quais não contribuíram mas que os fazem reféns quando menos esperam. É nesses momentos que se dão conta dos enganos por onde caminharam e fazem juras de que nas próximas eleições terão de avaliar os candidatos eleitorais com mais cuidado…

Nas eleições seguintes parecem esquecer as promessas que fizeram a si próprios. Voltam a votar no engano. Nos que dizem aquilo que querem ouvir mas que sabem que até nem vão cumprir tais promessas. Mas votam. As consciências voltam a ficar adormecidas. E o ciclo repete-se. E repete-se.

Por tudo isso, por suas responsabilidades, sobrevivem na miséria, ou quase. Realidade que raramente querem reconhecer. Parece que preferem nem ter consciência de quanto são enganados e do imenso nada que lhes está sempre reservado para que outros, os do poder e a eles chegados, fiquem com tudo e em excesso. Escandalosamente em excesso. Escandalosamente porque não lhes pertence mas sim aos que se recusam a despertar as suas consciências, preferindo escutar loas contidas em promessas de que todos vão poder ter o céu e a terra. Que nada!

Despertem, é mais que hora!

Sem comentários: