segunda-feira, 7 de junho de 2010

CONVERSA ANIMADA

... E então, como está? Bem? Sente-se realizado? Está mesmo tudo bem? Vive ou sobrevive? Faz por sobreviver? Luta todos os dias pelo seu “lugar ao sol”? E consegue estar nesse “sol”? Não me diga que acredita que está mesmo ao “sol”?

Pelo que se interessa? Por futebol? Pela sua família? Pelo seu país? Acha que ainda tem um país? Considera que ainda faz parte desse pais? Mas tem mesmo consciência de que esse país existe? Existe fisicamente, administrativamente, culturalmente, etc. E a sua cultura é a cultura do seu país? O que sabe fazer que seja cultura do seu país? Ir ao MacDonalds, fechar-se nos gigantescos Centros Comerciais durante imensas horas e por sistema? Vê cinema do seu país? Assiste a teatro do seu país? Lê autores do seu país? Sempre que pode... ou leu um ou dois autores por acaso? Frequenta as manifestações culturais do seu país? Participa nelas? Viaja pelo seu país? Prefere passar umas férias em local aprazível e que não conheça, do seu país, ou prefere embarcar numas férias de uma semana nas Caraíbas ou noutro país tipo "eldorado"?

A Globalização, pois é. Tem razão.

Qual é a sua nacionalidade de facto? Saberá? Mesmo que saiba só para si? Seja honesto(a).

A Globalização, pois é. Tem razão.

Tem a certeza absoluta de que vive de acordo com a nacionalidade da sua carteira de identificação? Sim? Então porque vive ou sobrevive de igual modo que os de outras partes do mundo chamado “desenvolvido”?

E fome, tem? Sabia que no tempo que levou a ler estas aborrecidas linhas morreram 2 ou 3 pessoas de fome?

Porte-se bem, para si é. Pense, não dói nada!

Sem comentários: