segunda-feira, 21 de junho de 2010

O TEU DESPERTAR, PORTUGAL... PARA QUANDO?

De longe, tão longe, quanto de Timor-Leste a Portugal, vejo as gentes de Portugal, definhando nas mãos de políticos, que a nós nos parece, terem levado uma transfusão de um estranho sangue, não português, de certeza!. Manifestam sintomas evidentes, terríveis, de Mentiras, Corrupção e Ditadura Democrática...

No Portugal dos portugueses, muitos se têm deleitado a escrever sobre Timor... uns escrevem bem e direito, outros escrevem mal e torto.

Sou mulher timorense. Na minha outra visão, que parte deste extremo oriente, terras que me viram nascer... vejo um Portugal se afundando nas águas turvas de uma política deplorável...

Portugueses que deram novos mundos ao mundo, onde estais?

Parece-me ver uma epidemia instalar-se na sociedade portuguesa... um virús provocador de uma cegueira generalizada, gravíssima, ao que me apercebo... a cegueira de quem não quer ver...

Será por medo?
Por receio de perder previlégios?
Por ambições antecipadas daqueles que espesinham tudo e todos à passagem?

Pois não é para vos tranquilizar, mas por aqui o ambiente social, não é melhor. No Timor, as aparencias mostram que tudo está rolando, e bem. Mas, o que posso dizer, sentidamente, é que a contaminação da mentira predomina e a injustiça está pelas ruas espalhada, teimando fazer parte da nossa triste história dos últimos anos.

Voltando a Portugal, pois de Timor, muito vós tendes escrito, há coisas que eu não entendo:

Para onde caminham os portugueses? Gente que se sabe unir, quando é preciso!

Que sedativos vos estão injectando? Gente que é inteligente e deu ao Mundo os seus melhores escritores e poetas! Gente que, seja o que for, só por ser portugesa tem um quê de nobreza e beleza. Gente que lutou por ser igual em dignidade e valor!

Portugal, o vosso berço, que será dele muito em breve? País, que venceu pela Nobreza da sua gente!

O teu Despertar, Portugal!!... para quando?

Espero que não me levem a mal. Julgo que não! Também vós escrevestes e muito do meu País... quanta tinta derramada no vosso papel... quantos escritores se debruçaram sobre Timor!!!

Mertuto

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando tomamos consciência de que algo está mal, muito mal, imediatamente nos afastamos da ignorância generalizada, aquela que nos querem impor, e começa então a despertar em nós uma grande vontade de nos juntarmos ao rumo do progresso, aquele rumo que nos tem em conta, que nos considera pessoas, que não nos esmaga, que nos eleva ao nível da permanência dos valores e dos direitos humanos… que promove a criatividade e a solidariedade… e que começa a perceber que a competitividade chega a extremos cada vez mais incompatíveis com a natureza humana.
Somos responsáveis pelo rumo das sociedades, cada vez mais desumanas… porque, muitos de nós, que já estão a cair no buraco da desumanização, ainda têm a venda nos olhos e não tomaram consciência do que se está a passar à sua volta.
Não é fácil perceber… contudo, os sintomas já são demasiados visíveis.